Comportamento
13 dicas para uma rotina saudável com seu cachorro
Tem dias que a gente acorda querendo sair da rotina. Mas cães são seres disciplinados e regrados. Veja como seria a rotina ideal para eles.
Cachorro é aquele avô metódico, que gosta tudo no mesmo horário, os objetos no mesmo lugar e não gostam de visita sem avisar. Eles adoram ambientes previsíveis. Isso dá mais segurança a eles.
Acordar mais tarde aos finais de semana pode ser a morte! Inclusive, é a reclamação de muitos tutores, que o cachorro acorda cedo mesmo quando não precisa.
Mas sabia que muitos problemas comportamentais são resolvidos apenas com regras e rotina? Não custa tenta, né?! Vale lembrar que cada caso é um caso. Vou passar uma rotina geral. Mas se seu peludo tiver qualquer questão individual, talvez seja melhor conversar com o médico-veterinário ou buscar um profissional do comportamento.
Rotina ideal: passo a passo
Acorde, ofereça algum alimento. Pode ser uma fruta ou mesmo a ração. Evite deixar o peludo em jejum por muito tempo.
Saia para passear com o peludo. Quanto maior for esse passeio, melhor. Mas prefiro que passeie cinco minutos, do que pule a saída.
Chegue em casa e propicie o relaxamento com um mordedor ou música tranquila.
Respeite o descanso do pet e não fique chamando ou mexendo com ele.
Se for sair de casa, deixe aquele mordedor com ele, pegue as coisas e saia. Evite fazer grandes despedidas melosas. Isso só deixa o cão mais ansioso.
Ao voltar para casa, abra a porta e não chame o pequeno. Se ele vier até você, cumprimento-o. Sem grandes festas ou euforia. Se ele estiver eufórico, espere até que ele se acalme ou peça para ele ir para a caminha e aguardar atenção.
Aproveite esse momento pós chegada para fazer um treino rápido e dar um pouco de ração ao pet. Não precisa ser por muito tempo. Uma sessão de dez a quinze minutos pode ser o suficiente.
Depois de um tempo, com o pet mais relaxado, saia para um novo passeio.
Na volta do passeio, ofereça toda a porção de ração para aquele horário.
Após a refeição, deixe-o descansar, de preferência na caminha, sem ficar grudado em você.
Se ele ainda tiver ânimo, brinque daquilo que ele mais gosta. Pode ser tabuleiro, corda, bolinha etc.
Antes de dormir, faça um momento de relaxamento. Abaixe a luz, coloque uma música calma, acalme a respiração, faça massagem e converse calmamente com ele.
Coloque-o para dormir e repita tudo no dia seguinte.
Pode parecer espartana a rotina, mas tenho certeza que seu cão vai ficar menos ansioso, mais confiante e vai depender menos de você.